A crise no Brasil tem desesperado vários empresários, mas não todos. Muitos enxergam nela uma grande oportunidade para gerar novos negócios, inovar e ganhar dinheiro, e eles estão conseguindo fazer isso.

Um segmento de mercado que tem alcançado excelente crescimento são as startups Fintech. Quer conhecer mais e quem sabe ter uma ideia criativa de como inovar no mercado brasileiro? Então siga a MobiTrends!

O que é uma fintech?

Fintech é o termo utilizado para as soluções tecnológicas financeiras, sendo uma abreviação para o termo financial technology. As fintechs atuam com soluções para e-commerces, pagamentos, financiamentos, empréstimos, moedas virtuais e muitas outras soluções criativas. E, quando há criatividade, não há limites!

Um bom exemplo de como inovar na área financeira é o arranque que a fintech Kantox conquistou. Só em 2014 a Kantox cresceu 250% e obteve a sua transação recorde de US$ 29 milhões transferidos pela sua plataforma por apenas um cliente!

As fintechs são um ótimo exemplo de “fome com vontade de comer”. Em tempos de crise, o brasileiro, tanto o consumidor quanto o empresário, necessitam de soluções financeiras para sanar seus problemas econômicos. De preferência que os ajude a gastar menos.

cta-meio-fintech

Por que as fintechs dão tão certo?

Para Philippe Gelis, cofundador e CEO da Kantox, “A crise global afetou pesadamente o setor de Fintech. Acreditamos que é hora de mudar o financiamento da indústria para incutir as virtudes da transparência, eficácia e equidade. Estamos convencidos de que tal mudança não é apenas inevitável, mas que ela vai ter um efeito profundamente positivo sobre a indústria financeira global e economia. A inovação tecnológica é e continuará a ser o veículo para essa mudança”.

Agilidade, transparência, equidade, facilidade e modernidade são os elementos principais da fórmula de sucesso das fintechs. Segundo a advogada Helena Suarez Margarido: “Essas empresas estão chegando, tendem a reduzir o custo de transação comercial”. Isso acaba tirando certo monopólio das grandes instituições financeiras, possibilitando alternativas mais justas e fáceis para todos. Principalmente para as pequenas e médias empresas, que representam 80% de todo o mercado nacional. Que tal conhecer algumas boas ideias já em prática para se inspirar?

Fintechs legais para inspirar a inovação

O mercado já possui excelentes fintechs que têm apresentado um bom resultado, tanto no Brasil quanto no exterior. E a boa notícia é que ainda há muito espaço para inovar e crescer, pois são muitas as empresas que demandam soluções financeiras ágeis e modernas. Confira algumas ideias que já deram certo!

Nubank

arte_blog_mobitrends_2_nubank-1

Startup que criou um cartão de crédito totalmente inovador. O cartão é emitido pela empresa e é licenciado pela MasterCard. O grande diferencial é a ausência de taxas de manutenção e anuidade. Isso é possível por se tratar de um cartão 100% digital, ou seja, não possui uma agência física. É um cartão fácil de usar, transparente e sem burocracia, que é o principal diferencial do produto. Ainda não é possível contratar o serviço, exceto se tiver um convite. A lista de espera atual já está em 70 mil pessoas.

Guia Bolso

arte_blog_mobitrends_3_guiadebolso2-1

Esta startup desenvolveu o Guia Bolso, um app totalmente gratuito para controlar as transações financeiras. Basta baixá-lo para um smartphone e conectar ao banco. Com ele é possível acompanhar com mais facilidade e em detalhes todas as suas transações financeiras em apenas um lugar. Além disso, ainda é possível definir metas e acompanhar se estão sendo cumpridas.

Gostou das ideias? Você também pode criar uma solução incrível que venha a facilitar a vida dos brasileiros e ainda ganhar dinheiro com isso. Basta criatividade, espírito inovador e empreendedor.

cta-final-fintech

Comentários